
Sobre o curso
Duração da formação:
8 horas
Data:
Online
das 10h às 12h
15, 22 e 29 de Novembro + 6 de Dezembro
Modalidade de formação:
E-Learning
Pertinência:
O terapeuta ocupacional desempenha um papel primordial no acompanhamento das perturbações alimentares, graças aos seus modelos teóricos e práticos centrados na ocupação. É fundamental possuir um conhecimento aprofundado dos diagnósticos atuais e compreender o impacto das diferentes funções e disfunções, assim como estar familiarizado com os eixos de avaliação e intervenção. Esta formação visa capacitar os terapeutas ocupacionais para a aplicação de modelos teóricos e práticos centrados na ocupação, abordando não só os aspectos sensoriais, mas também os sensorio-motores orais e comportamentais, essenciais para um acompanhamento integral e eficaz dos seus clientes.
Objectivo geral:
Desenvolver competências teóricas e práticas no diagnóstico de perturbações alimentares, assim como na avaliação e intervenção do terapeuta ocupacional em perturbações alimentares pediátricas.
Objectivos específicos:
- Domínio Cognitivo (saber-saber)
• Identificar a importância da ocupação “alimentar-se” e o papel do Terapeuta Ocupacional;
• Reconhecer os diferentes diagnósticos em alimentação e os seus critérios de inclusão;
• Compreender os tipos de funções e de disfunções que impactam a performance alimentar da criança;
• Relacionar os aspectos sensoriais (nomeadamente interoceptivos), sensorio-motores e comportamentais com diferentes dificuldades alimentares;
• Destacar o papel do prazer alimentar;
• Analisar as dificuldades alimentares nos diagnósticos de perturbação do comportamento alimentar e perturbação do espectro do autismo;
• Identificar as principais ferramentas de avaliação;
• Refletir sobre os objetivos de TO em alimentação;
• Conhecer os principais eixos de intervenção: sensoriais, sensori-motores e comportamentais.
- Domínio Psicomotor (saber-fazer)
- Domínio Afectivo (saber-ser)
Conteúdos:
Ocupação: alimentar-se
Dificuldades e perturbações alimentares
Função e disfunção nutricional
Função e disfunção orgânica
Função e disfunção sensorial
Função e disfunção sensorio-motora
Função e disfunção psicossocial/comportamental
Prazer alimentar
Perturbação do comportamento alimentar
Perturbações do espectro do autismo
Relação entre: PCA, PEA, PAP
Avaliação e objetivos em alimentação
Eixos de intervenção
Destinatários:
Terapeutas Ocupacionais e estudantes de Terapia Ocupacional
ENTIDADE PROMOTORA:
ENTIDADE CERTIFICADORA:
ENTIDADE FORMADORA:
Metodologia de formação:
Métodos utilizados: expositivo, demonstrativo e activo
Metodologia de Avaliação:
Formativa – Observação da execução de exercícios; formulação de questões orais.
Sumativa – teste de escolha múltipla no final da formação
Critérios e ponderação:
Domínio de conteúdos 10%;
Aplicação de conteúdos a situações concretas 10%;
Participação individual 10%;
Participação de grupo 10%;
Atenção 10%;
Aquisição de conhecimentos 50%
A classificação final é apurada da seguinte forma: ficha de observação dos formandos 50%+teste de avaliação 50% Escala de avaliação: 1 – Insatisfaz 2 – Satisfaz 3 – Bom 4 – Muito Bom 5 – Excelente
Assiduidade dos formandos:
Os formandos deverão comparecer a 90% do tempo total da formação, mantendo as suas câmaras ligadas no caso de formação online. Os atrasos superiores a 15 minutos, relativamente aos horários estabelecidos, carecem de justificação. Compete ao Coordenador de cada formação a aceitação de justificações de faltas apresentadas pelos formandos, registando na folha de presenças se a mesma será justificada ou não.
Condições de certificação final:
Aos formandos com aproveitamento na formação será entregue um certificado de frequência por entidade de formação certificada, emitido através da Plataforma SIGO.
Recursos didácticos/pedagógicos:
-Computador
-Powerpoint
-Ligação Zoom
Recursos físicos:
Apresentação de apoio ao estudo
Formadora:
Margarida Cartaxeiro Roxo
A Margarida é Terapeuta Ocupacional desde 2011, tendo concluído o mestrado em Terapia Ocupacional em Integração Sensorial em 2015. Em Portugal, exerceu na ELI e no CRI do CECD Mira-Sintra.
Em 2015, foi trabalhar para Nice (França), onde trabalha atualmente em gabinete privado (unicamente em pediatria, nomeadamente com crianças com perturbações alimentares, sensoriais e sensorio-motoras), no hospital pediátrico do departamento (avaliação de crianças de 0-6 anos, avaliação e acompanhamento das perturbações alimentares, supervisão de equipas e abertura da consulta de 0-12 meses para bebés com risco de perturbação do neurodesenvolvimento).
Em paralelo, desenvolve também a sua atividade no domínio da formação desde 2018. Dá aulas a estudantes de Terapia Ocupacional nas áreas da Integração Sensorial, perturbações alimentares, CAA e estratégias comportamentais e a terapeutas ocupacionais em projetos de formação contínua em Integração Sensorial, Interocepção e alimentação. Faz também formação e supervisão de equipas pluridisciplinares.
Valores:
Os valores apresentados são isentos de IVA.
Inscrições antecipadas (recebidas até 15 de setembro de 2025): 149€
Inscrições normais (recebidas a partir de 16 de setembro de 2025 ): 175€
Sócios APTO beneficiam de 10% de desconto
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Dados de pagamento:
Titular: António Pina Marques Unipessoal Lda.
IBAN: PT50 0035 0020 00005408 430 17 (por favor identificar com o nome do formando inscrito)
SWIFT (Para transferências internacionais): BICCGDIPTPL
MBway: 96 66 11 828 (por favor identificar com o nome do formando inscrito)
Consulte o Regulamento aqui – Regulamento de formação