Perturbações alimentares em Terapia Ocupacional -15, 22 e 29/11 + 6/12

Sobre o curso

perturbações alimentares em terapia ocupacional

Duração da formação:

8 horas

Data:

Online
das 10h às 12h
15, 22 e 29 de Novembro + 6 de Dezembro

Modalidade de formação:

E-Learning

Pertinência:

O terapeuta ocupacional desempenha um papel primordial no acompanhamento das perturbações alimentares, graças aos seus modelos teóricos e práticos centrados na ocupação. É fundamental possuir um conhecimento aprofundado dos diagnósticos atuais e compreender o impacto das diferentes funções e disfunções, assim como estar familiarizado com os eixos de avaliação e intervenção. Esta formação visa capacitar os terapeutas ocupacionais para a aplicação de modelos teóricos e práticos centrados na ocupação, abordando não só os aspectos sensoriais, mas também os sensorio-motores orais e comportamentais, essenciais para um acompanhamento integral e eficaz dos seus clientes.

Objectivo geral:

Desenvolver competências teóricas e práticas no diagnóstico de perturbações alimentares, assim como na avaliação e intervenção do terapeuta ocupacional em perturbações alimentares pediátricas.

Objectivos específicos:

  • Domínio Cognitivo (saber-saber)

• Identificar a importância da ocupação “alimentar-se” e o papel do Terapeuta Ocupacional;

• Reconhecer os diferentes diagnósticos em alimentação e os seus critérios de inclusão;

• Compreender os tipos de funções e de disfunções que impactam a performance alimentar da criança;

• Relacionar os aspectos sensoriais (nomeadamente interoceptivos), sensorio-motores e comportamentais com diferentes dificuldades alimentares;

• Destacar o papel do prazer alimentar;

• Analisar as dificuldades alimentares nos diagnósticos de perturbação do comportamento alimentar e perturbação do espectro do autismo;

• Identificar as principais ferramentas de avaliação;

• Refletir sobre os objetivos de TO em alimentação;

• Conhecer os principais eixos de intervenção: sensoriais, sensori-motores e comportamentais.

  • Domínio Psicomotor (saber-fazer)
• Avaliar se a intervenção do TO é pertinente e orientar caso seja necessário;
 
• Organizar a sua avaliação e relacioná-la com os diferentes tipos de diagnósticos e tipos de disfunção;
 
• Comunicar à família e à criança aspetos relevantes do diagnóstico e da avaliação;
 
• Planear uma intervenção, tendo em conta o perfil sensorial, sensorio-motor e comportamental da criança, bem como os objetivos e recursos da família;
 
• Adaptar as estratégias de avaliação à evolução da criança.
  • Domínio Afectivo (saber-ser)
• Ajustar a comunicação à criança e à família;
 
• Transmitir elementos relevantes que permitam fortalecer a relação terapêutica e a confiança da família e da criança nas suas competências;
 
• Orientar a situação para outros profissionais e colaborar em equipa;
 
• Desenvolver a confiança do terapeuta ocupacional quanto ao seu papel na alimentação e às suas competências.

Conteúdos:

Ocupação: alimentar-se

Dificuldades e perturbações alimentares

Função e disfunção nutricional

Função e disfunção orgânica

Função e disfunção sensorial

Função e disfunção sensorio-motora

Função e disfunção psicossocial/comportamental

Prazer alimentar

Perturbação do comportamento alimentar

Perturbações do espectro do autismo

Relação entre: PCA, PEA, PAP

Avaliação e objetivos em alimentação

Eixos de intervenção

Destinatários:

Terapeutas Ocupacionais e estudantes de Terapia Ocupacional

ENTIDADE PROMOTORA:

ENTIDADE CERTIFICADORA:

 

 

 

 

ENTIDADE FORMADORA:

Metodologia de formação:

Métodos utilizados: expositivo, demonstrativo e activo

Metodologia de Avaliação:

Formativa – Observação da execução de exercícios; formulação de questões orais.

Sumativa – teste de escolha múltipla no final da formação

Critérios e ponderação:

Domínio de conteúdos 10%;
Aplicação de conteúdos a situações concretas 10%;
Participação individual 10%;
Participação de grupo 10%;
Atenção 10%;
Aquisição de conhecimentos 50%

A classificação final é apurada da seguinte forma: ficha de observação dos formandos 50%+teste de avaliação 50% Escala de avaliação: 1 – Insatisfaz 2 – Satisfaz 3 – Bom 4 – Muito Bom 5 – Excelente

Assiduidade dos formandos:

Os formandos deverão comparecer a 90% do tempo total da formação, mantendo as suas câmaras ligadas no caso de formação online. Os atrasos superiores a 15 minutos, relativamente aos horários estabelecidos, carecem de justificação. Compete ao Coordenador de cada formação a aceitação de justificações de faltas apresentadas pelos formandos, registando na folha de presenças se a mesma será justificada ou não.

Condições de certificação final:

Aos formandos com aproveitamento na formação será entregue um certificado de frequência por entidade de formação certificada, emitido através da Plataforma SIGO.

Recursos didácticos/pedagógicos:

-Computador
-Powerpoint
-Ligação Zoom

Recursos físicos:

Apresentação de apoio ao estudo

Formadora:

Margarida Cartaxeiro Roxo

A Margarida é Terapeuta Ocupacional desde 2011, tendo concluído o mestrado em Terapia Ocupacional em Integração Sensorial em 2015. Em Portugal, exerceu na ELI e no CRI do CECD Mira-Sintra.
Em 2015, foi trabalhar para Nice (França), onde trabalha atualmente em gabinete privado (unicamente em pediatria, nomeadamente com crianças com perturbações alimentares, sensoriais e sensorio-motoras), no hospital pediátrico do departamento (avaliação de crianças de 0-6 anos, avaliação e acompanhamento das perturbações alimentares, supervisão de equipas e abertura da consulta de 0-12 meses para bebés com risco de perturbação do neurodesenvolvimento).

Em paralelo, desenvolve também a sua atividade no domínio da formação desde 2018. Dá aulas a estudantes de Terapia Ocupacional nas áreas da Integração Sensorial, perturbações alimentares, CAA e estratégias comportamentais e a terapeutas ocupacionais em projetos de formação contínua em Integração Sensorial, Interocepção e alimentação. Faz também formação e supervisão de equipas pluridisciplinares.

Valores:

Os valores apresentados são isentos de IVA.

Inscrições antecipadas (recebidas até 15 de setembro de 2025): 149€  

Inscrições normais (recebidas a partir de 16 de setembro de 2025 ): 175€

Sócios APTO beneficiam de 10% de desconto

Ainda não é sócio APTO? Do que está à espera para beneficiar de 10% de desconto? Inscreva-se aqui: //www.ap-to.pt/socios/

Dados de pagamento:

Titular: António Pina Marques Unipessoal Lda.
IBAN: PT50 0035 0020 00005408 430 17 (por favor identificar com o nome do formando inscrito)
SWIFT (Para transferências internacionais): BICCGDIPTPL

MBway: 96 66 11 828 (por favor identificar com o nome do formando inscrito)

Consulte o Regulamento aqui – Regulamento de formação

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O que vai aprender?

  • Importância da ocupação "alimentar-se" e o papel do Terapeuta Ocupacional;
  • Reconhecer os diferentes diagnósticos em alimentação e os seus critérios de inclusão;
  • Compreender os tipos de funções e de disfunções que impactam a performance alimentar da criança;
  • Relacionar os aspectos sensoriais (nomeadamente interoceptivos), sensorio-motores e comportamentais) com diferentes dificuldades alimentares;
  • O papel do prazer alimentar;
  • Analisar as dificuldades alimentares nos diagnósticos de perturbação do comportamento alimentar e perturbação do espectro do autismo;
  • Identificar as principais ferramentas de avaliação;
  • Refletir sobre os objetivos de TO em alimentação;
  • Conhecer os principais eixos de intervenção: sensoriais, sensorio-motores e comportamentais.
  • Avaliar se a intervenção do TO é pertinente e orientar caso seja necessário;
  • Organizar a sua avaliação e relacioná-la com os diferentes tipos de diagnósticos e tipos de disfunção;