As actividades de colorir são, desde há muito tempo, consideradas actividades terapêuticas quer para os mais novos quer para idosos. Desta actividade resultam sentimentos de tranquilidade, prazer e satisfação e são vários os benefícios terapêuticos já conhecidos.

Colorir para Adultos

Pintar como hobby para adultos tem vindo a ganhar muitos adeptos nos últimos anos principalmente com os livros de colorir que têm surgido e que estão disponíveis nos mais diversos sítios. Os técnicos que recorrem a esta actividade já não têm que se preocupar com o facto de poder parecer infantil colocar adultos e/ou idosos a colorir imagens.

Arte-Terapia para Idosos

Estudos realizados para perceber quais os efeitos das actividades de colorir para pessoas com demência demonstraram resultados positivos sendo que os mais significativos são a diminuição da agitação e ansiedade.

Os benefícios terapêuticos surgem em parte pelo facto de esta ser uma actividade que requer ao participante concentração e ao fazê-lo acabam por abstrair-se dos problemas enquanto pintam. O relaxamento e a meditação frequentemente surgem durante a actividade.

Benefícios das actividades de colorir para seniores

  1. 1. Melhora o humor
  2. 2. Alivia o stress
  3. 3. Reduz a agitação
  4. 4. Promove a socialização e a reminiscência
  5. 5. Fornece um espaço/momento para autoexpressão
  6. 6. Ajuda a manter competências motoras
  7. 7. Promove a destreza
  8. 8. Promove a coordenação oculomotora
  9. 9. Incentiva a cooperação
  10. 10. Estimula o sentimento de competência e eficácia.

Materiais a utilizar – a qualidade importa

    • – Não se esqueça que a qualidade dos materiais é importante quando apresenta este tipo de actividades a adultos: quanto melhor forem os materiais melhor são os resultados. No entanto pode começar com uma caixa grande de lápis coloridos, e se o seu orçamento permitir utilize lápis-aguarela que são mais fáceis de esfumar as cores e obter resultados mais interessantes.
    • – Compre papel de qualidade numa loja de arte.
  • – Procure livros para pintar adequados à idade dos participantes.

Promover a criatividade

Todas as pessoas conseguem ser criativas. Existem participantes mais tímidos e que sentem dificuldade em permitirem-se serem criativos uma vez que as suas expectativas estão muito elevadas. Por vezes assumem que a arte tem que seguir certas directrizes em vez de renderem as suas mentes e humor à actividade. Motive os participantes a esquecerem-se dos julgamentos e para desfrutarem da experiência das cores.

Vai verificar que quando os participantes estiverem envolvidos na actividade, um estado contemplativo instala-se no grupo e o silêncio surge. A concentração necessária para os movimentos repetitivos (para cima-baixo, esquerda-direita) promove um ambiente calmo e reflexivo.

Considere convidar crianças para participarem em conjunto

Não se esqueça que esta é uma actividade intergeracional. Colorir com as crianças pode ser inspirador. Os participantes que não realizem esta actividade sozinhos podem fazê-lo com os seus netos ou com visitantes do lar. A partilha vai promover a conversação e a troca de ideias, permitindo o relaxamento e a satisfação.

Planeamento de uma sessão de pintura

Se planeia apresentar esta actividade aos seus clientes, existem alguns aspectos que deve ter em conta:

    • – Como já foi referido – o material é importante. Adultos podem considerar utilizar lápis de cera infantil e até humilhante, desistindo de participar. Marcadores não são adequados para seniores; facilmente mancham o papel e o que estiver por baixo e também pode ser difíceis de controlar para indivíduos com défices na destreza.
    • – Procure utilizar um papel adequado para pinturas evitando as folhas A4 de impressora. Nas lojas de arte e papelarias podem encontrar folhas de diferentes grossuras e até de diferentes texturas, tornando a actividade mais interessante.
  • Motive e elogie os participantes. Colorir e pintar é uma forma de autoexpressão; aqui não existe a “forma certa” para colorir. Cada cor selecionada pelos participantes tem o seu significado que pode afectar, de forma subtil, o corpo, a mente e as emoções de cada indivíduo.

Realize este tipo de sessões com alguma frequência

Inicie uma sessão com actividades para colorir regularmente. Estas sessões devem ser estimulantes, empolgantes e pertinentes. Convide os participantes pessoalmente e um a um e, se possível, convide um artista para conversar com os participantes e motivá-los para realizarem este tipo de activdades.

Colorir para pessoas com a doença de Alzheimer

As actividades para colorir são indicadas para pessoas com demência ou com a doença de Alzheimer. Encontrar actividades para este grupo de pessoas por vezes pode ser desafiante: a evolução da doença é diferente para cada indivíduo e pode ser complicado perceber quais as memórias significativas do seu passado.

Neste tipo de sessões onde os clientes são pessoas com demência evite desenhos abstractos: isto pode confundi-los e até irritá-los. Procure escolher imagens que eles sejam capazes de reconhecer do seu dia-a-dia como carros antigos, gatos, roupa, comboios, paisagem, futebol, flores, pássaros entre outros. Aproveite pistas dadas pelos mesmos sobre o seu passado: viagens realizadas, desportos jogados, terras onde cresceram.

Dê um pouco de cor à vida dos seus clientes!

As actividades de colorir são divertidas e a grande maioria das pessoas gosta de criar. Colorir é uma óptima e creativa forma de introdução à arte.

Texto traduzido e adaptado a partir de: The benefits of coloring in for the elderly por Joana Emauz Madruga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *